sexta-feira, 15 de julho de 2011

ASSISTINDO O FILME “VIDA DE INSETO”

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:
• Desenvolver a linguagem oral e escrita e a seqüência lógica do texto;
• Conhecer a vida no formigueiro: alimentação, trabalho, organização das formigas;
• Desenvolver atitudes de cooperação através da observação do trabalho das formigas no filme.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Assistir ao Filme Vida de inseto
1º Momento: Durante o filme o professor deve conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:
• Onde as formigas moram?
• O que as formigas comem?
• O que as formigas estão fazendo?
• Como elas estão trabalhando?

SUGESTÃO: O filme deve ser assistido em vários momentos, ou seja, no máximo 15 minutos cada um deles.
Figura 1  Imagem da capa do filme Vida de Inseto

Atividade 2 - Relembrando o filme

1º Momento: Numa conversa na roda o professor deve retomar com as crianças o filme que assistiram para relembrar o que viram e construir um texto coletivo. Nesse momento o professor deve:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Escrever o que as crianças falam;
• Registrar e expor no mural suas falas.
Depois de construir o texto, o professor deve ler para as crianças e pedir que registrem através de desenho a parte que mais gostaram do filme. Após o registro o docente deve fixar os desenhos no mural junto ao texto.

Atividade 3 – Faz-de-conta que somos formigas

1º Momento: Numa conversa na roda o professor deve retomar com as crianças o filme que assistiram para relembrar como era realizado o trabalho das formigas. Como as formigas trabalhavam? Elas ajudavam uma à outra? Depois o professor deve propor as crianças uma atividade no parque (local que tenha areia e árvores), onde vão brincar de formigueiro. O professor deve explicar que as crianças vão fazer de conta que são formigas e à medida que forem desenvolvendo a brincadeira o docente deve conduzir as ações das crianças através de questionamentos. Por exemplo: Como as formigas trabalham? Como organizam as folhas – comida? Elas trabalham sozinhas? Todas as formigas são iguais? A partir dos questionamentos e respostas das crianças deixarem que vivenciem aquilo que disseram. As fotos abaixo ilustram o momento.
Recursos Complementares
Sinopse do filme:Vida de Inseto
Entre numa viagem folha a folha dentro do minúsculo mundo dos insetos, junto com os mais diferentes, coloridos e divertidos personagens, na animação computadorizada Disney/Pixar Vida de Inseto. Flik é uma formiga cheia de idéias que, em nome dos "insetos oprimidos de todo o mundo", precisa contratar guerreiros para defender sua colônia de um faminto bando de gafanhotos liderado por Hopper. Mas quando descobrem que o exército de insetos é na verdade um fracassado grupo de atores de um circo de pulgas, o cenário está armado para divertidas confusões... com estes improváveis heróis. Estrelando um elenco de dubladores sensacionais, Vida de Inseto apresenta uma nova e surpreendente visão de trabalho de equipe e determinação, que revela novos detalhes cada vez que você assiste.
Sinopse encontrada no site:
http://www.interfilmes.com/filme_14733_Vida.de.Inseto-(A.Bug.s.Life).html
Avaliação
Avaliar se as crianças:
• Compreenderam o filme, expressando-se através da linguagem oral e escrita à vida no formigueiro: alimentação, trabalho, organização das formigas.
• Desenvolveram atitudes de cooperação;
• Participaram da atividade com envolvimento.

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GRCIA FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário