sexta-feira, 15 de julho de 2011

A minha, a sua, a nossa história começa assim: trabalhando a árvore genealógica.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- explorar as relações familiares como elementos importantes na constituição dos seres humanos;
- conhecer e reconhecer diferentes relações familiares;
- desenvolver a compreensão da origem da vida humana relacionando-a aos nossos ascendentes.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É imprescindível que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem referentes às fases do desenvolvimento humano.
Estratégias e recursos da aula
1° Momento: Apresentação da poesia “ De mal, de bem...” da autora Evelyn Heine e ilustrações Beto Uechi. Livro: Poesias para crianças- Família. Editora Brasileitura. A partir deste pequeno texto poético que trata de uma forma divertida as relações familiares, explorar com as crianças outros nomes de familiares, diferentes dos apresentados no texto ( pai, mãe, irmãos).
 " De mal, de bem..."
A família é como árvore
Que nasce de uma semente.
Ela cresce e se espalha
Pelo coração da gente.

Os irmãos às vezes brigam,
Pai e mãe se desentendem.
Mas depois todos se ligam:
Das ofensas se arrependem.

2° Momento: Explorar a árvore genealógica. O/a professor/a  irá trabalhar com as crianças um modelo de árvore com muitos galhos,  desenhada em tamanho grande.  Cada galho  representará um membro da família ( criança; papai; mamãe; vovó paterna; vovô paterno; vovó materna; vovô materno).  As crianças deverão procurar em revistas figuras para representar cada membro da família  e irão compor a árvore coletivamente.
3° Momento:  Assistir ao vídeo EU, do grupo Palavra Cantada (disponível no endereço:http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E) .
Em seguida, conversar sobre as diferentes  famílias, destacando as relações de parentesco entre os membros destas: avós e avôs; pai; mãe; irmãos e irmãs, etc.  A partir dessa atividade propor para as  crianças a realização de uma pesquisa com as famílias. 
Instrumento de Pesquisa:  Nos últimos encontros descobrimos algumas curiosidades  sobre a constituição de nossas famílias.  Agora  converse com o papai/ mamãe ou responsável sobre suas origens e registre na árvore genealógica por meio de fotos ou desenhos os membros de sua família ( avós paternos e maternos; pai; mãe; você; irmãos ). Observação:  Se você tiver algum irmão ou irmã não esqueça de colocá-lo/a ao seu lado na árvore.
 4° Momento Socialização da pesquisa: cada criança deverá falar sobre sua árvore genealógica, destacando os nomes de seus familiares, se tem convivência  com todas essas pessoas, etc. Ao final, organizar uma exposição, colocando todas as árvores genealógicas penduradas em um galho seco de árvore para apreciação do grupo.

Recursos
 -Fotografias de familiares;
- Vídeo “ Eu” do grupo Palavra Cantada;
 - Livro: Poesias para crianças- Família. Editora Brasileitura;
- Desenho de uma árvore em tamanho grande.

                                                                               
                                                                                                                                                                                                           
  
Recursos Complementares
Não há necessidade de recursos complementares.
Avaliação
O/a professor/a  realizará as seguintes observações:
 - A criança demonstrou interesse pelo assunto explorado;
- A criança demonstrou compreensão acerca da participação dos familiares na origem de sua vida;
- A criança foi capaz de falar de seus familiares, nomeando-os e/ou  expressando outras ideias.

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia
Rita de Cássia Roger Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário