Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer as estratégias que as crianças usam para ler;
- Identificar as preferências das crianças pelos livros e revistas;
- Ler e interpretar textos e imagens;
- Identificar informações na capa do livro;
- Elaborar desenhos.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO:
O professor organiza uma roda de leitura expondo alguns livros infantis de diferentes gêneros para as crianças folhearem, observarem as imagens e leremFonte: Google imagens.
A exploração dos livros possibilita as crianças usarem seus conhecimentos prévios, antecipando informações relacionadas ao texto/história. Para isso, o professor deverá questionar:
- Qual a história que esse livro conta?
- Quais os personagens dessa história?
- O que será que irá acontecer?
O professor poderá ler uma história ou solicitar que uma criança leia/conte a história para os colegas. O Professor explora a capa do livro com as crianças, orientando-as a buscar informações na capa do livro escolhido, por exemplo: O que costuma ter na capa de um livro? Quais as imagens que aparecem na capa? Qual o nome do autor? Qual o título dessa história? Depois o professor anota as respostas dos alunos e solicita o desenho de uma das histórias lidas.
2º MOMENTO:
O professor escolhe a letra de uma música para trabalhar com as crinças, faz a leitura da música, conversa sobre a música levantando algumas questões como: Alguém conhece esta música? De que a música fala? Quem sabe cantar? Em seguida, o professor sugere que as crianças façam a leitura (pseudoleitura) da letra da música. Para isso, as crianças recebem uma cópia da letra da música e acompanha a leitura do professor. Logo depois, o professor coloca o cd de aúdio para tocar possibilitando a escuta da música a todos. Desse modo, as crianças irão lendo o texto que têm em mãos, repetir trechos que sabem de cor. Depois o professor poderá desenvolver uma atividade em que as crianças poderão fazer uso de estratégias de leitura . Por exemplo, as crianças irão realizar uma atividade escrita, completar as frases com as palavras da música, podendo utilizar o banco de dados que se encontra no final da tarefa impresa. Segue um exemplo de atividade escritaFonte: Acervo da autora.
3º MOMENTO:
Em um outro momento o professor levará as crianças à biblioteca sugerindo a leitura/manuseio de algumas obras do escritor, sugerimos obras do escritor Ziraldo. É de fundamental importância que o professor crie encaminhamentos para que as crianças possam sentir-se leitoras das obras citadas, apresentando os elementos necessários para que façamos a leitura de algo escrito, no caso, livros. Como por exemplo: nome do autor, ilustração, título e imagem que define a capa. A oportunidade de ler diferentes portadores de textos permite que a criança crie suas próprias estratégias de leitura. Desse modo, numa atividade de leitura de livros a criança faz uso das seguintes estratégias: antecipação (quando ao ver a capa/título ela já condições de dizer do que trata o livro); inferência (quando a criança consegue retirar sentido/significado que não está direta no texto/imagem); decodificação (quando a criança consegue realizar a leitura de algumas palavras/textos); interpretação (quando a criança consegue atribuir sentido e significado àquilo que ler). Como forma de síntese desta aula, sugerimos a realização da seguinte atividade:Fonte: Acervo da autora.
4º MOMENTO:
O professor continuará a aula propondo um caça ao tesouro, no qual as crianças irão seguir as pistas indicadas no mapa do tesouro, construído previamente pelo grupo de crianças e professor. O mapa conduzirá o grupo de crianças a encontrar um baú de livros/com obras do escritor Ziraldo. As pistas deverão fazer referência aos livros lidos.Recursos Complementares
Sugestões de textos e vídeos para o professor.
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-imagens-431334.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/literatura-educacao-infantil-comecar-muitos-livros-584120.shtml
Sugerimos que o professor possa consultar obras de Ziraldo, como:
http://www.ziraldo.com.br/
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-imagens-431334.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/literatura-educacao-infantil-comecar-muitos-livros-584120.shtml
Sugerimos que o professor possa consultar obras de Ziraldo, como:
- Dez amigos;
- O joelho juvenal;
- Pelegrino e Petrônio;
- Rolim;
- Sorriso chamado Luiz;
- Dodó;
- Flicts.
http://www.ziraldo.com.br/
Avaliação
Avaliação acontecerá durantea realização da aula, o professor irá observar e registrar a participação e envolvimento das crianças durante as atividades propostas.
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário