sábado, 16 de julho de 2011

Compreendendo a leitura e a escrita: algumas tentativas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber aspectos da escrita;
  • Avançar na compreensão da escrita;
  • Expressar gostos e preferências;
  • Avançar na representação gráfica;
Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
No caso dessa aula, o professor deve ter combinado com as crianças e com a família, um dia específico na semana para que elas tragam de casa uma fruta para comer na escola junto com os colegas.
Estratégias e recursos da aula
Primeiro Momento:
Com as crianças em roda converse sobre o dia da fruta e sobre quais frutas irão comer nesse dia. Produza uma lista coletiva de tais frutas. Peça as crianças para recortarem de revistas as frutas que mais gostam de comer. Essa lista deve ser afixada na sala e seguida no dia da fruta.

Segundo Momento:
Faça uma atividade pedindo às crianças que tentem escrever uma lista de frutas que mais gostaram de comer no dia da fruta. Essa escrita deve ser feita do melhor jeito que conseguirem. Ao fim da escrita peça que ilustrem a atividade com o desenho dessas frutas. Exponha as atividades no varal da sala.  
Veja a atividade depois de pronta:


Terceiro Momento:
Faça a reescrita individual com cada criança. Organize a sala em pequenos grupos colocando cada grupo para fazer uma atividade. Por exemplo: um grupo pode ler livrinhos de história, o outro pode ficar com o cantinho dos jogos, o outro pode ficar fazendo uma colagem. Assim enquanto as crianças estão “trabalhando”, você professor vai chamando individualmente cada criança para fazer a reescrita das palavrinhas.
Quarto Momento:
Faça uma atividade coletiva contemplando os nomes de algumas frutas comuns das atividades. A escrita coletiva ajudará as crianças na compreensão e vai levá-las a avançar em sua compreensão sobre a escrita. É importante que nesse momento, você professor deixe as crianças participarem dizendo a você as letras necessárias para se escrever as palavras. Vá instigando-as com perguntas do tipo: O que é essa imagem? Como será que se escreve? Qual a letra que vem primeiro? Com certeza as hipóteses das crianças ajudarão você e valorizarão a participação de todos nesse momento.
Escrita Coletiva:


Quinto Momento:
Exponha as atividades em sala para que as crianças ainda fiquem em contato com elas por um tempo.
Recursos Complementares
Conheça o trabalho com atividades organizada em cantos na sala de aula:
Acesso em 18/06/2010.  
 http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com/2009/05/cantos-diversificados-area-externa-emei.html  
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=682  
Avaliação
  • Observe cada criança individualmente, percebendo seus gostos e preferências.
  • Insista na participação da criança na experimentação das frutas;
  • Como está a compreensão das crianças nos aspectos da escrita?
  • Já utilizam letras para escrever?
  • Já relacionam as letras ao fonema correspondente?
  • Avançaram na compreensão da escrita?
  • Conseguiram expressar seus gostos e preferências?
  • Avançaram na representação gráfica, desenho das frutas?   
  • A Educação Infantil é a oportunidade que temos de trabalhar e retomar todos esses aspectos.  
UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia
Rita de Cássia Roger Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário