sábado, 16 de julho de 2011

USO SOCIAL DO JORNAL IMPRESSO

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir a função social e comunicativa do jornal impresso na atualidade;
  • Conhecer que tipos de informações e notícias circulam no jornal impresso;
  • Confrontar a página inicial para analisar a semelhança existente entre os diferentes jornais;
  • Escutar notícias de esportes e analisar se a mesma notícia se repete em mais de um jornal.
Duração das atividades
3 a 4 aulas, 30 min de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Função social da leitura e escrita. Leitura de imagens e textos.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1- Falar das experiências das leituras de jornal

Sensibilização
  • Iniciar com uma conversa, motivando os alunos a falar de suas experiências e da sua família com o jornal. Quem lê jornal em casa? O papai? A mamãe? A vovó? O tio ou tia? Quando eles lêem jornal (diariamente? semanalmente?) Como adquirem o jornal? (comprado? emprestado?) Em que momento do dia lê? (manhã, tarde ou noite?) O que tem num jornal? - você já leu um jornal? Que notícias e informações têm nos jornais?

Registrar as respostas dos alunos em cartaz ou quadro. Confrontar as respostas, pedir que as crianças observem aquelas que são parecidas e comentá-las.

ATIVIDADE 2- Leitura de imagens e textos

Professor selecione previamente um jornal impresso da cidade ou região e mostre à turma. Exemplo: Para apresentação do jornal você deve indagar: que jornal é esse? Quem conhece? Em seguida: Ler o título do jornal.  Fazer uma leitura das imagens do jornal. Selecionar a página inicial do jornal ou outra que apresente imagens bem atrativas. Ajudar aos seus alunos a fazer uma leitura das imagens: que imagens são essas? As imagens mostram o que? Escolher uma imagem e, após as primeiras impressões, ler a manchete que está associada à mesma e pedir que cada um faça seu desenho, representando a imagem. Expor os desenhos na sala e comentá-los.


ATIVIDADE 3- Comparar jornais

1º momento - Professor selecione dois jornais (jornal A e jornal B) da sua cidade ou região. Mostre a turma e coloque na parede para melhor visualização. Realize o seguinte procedimento:
  • questione: o que vemos nesta página do jornal A e do Jornal B? Quais as notícias? Estas imagens dizem o que? Respeite as respostas dos alunos e estimule para que expressem suas idéias.
  • Solicite que os alunos observem a página inicial do jornal A e do jornal B, leam as manchetes e apontem os destaques de cada jornal.
  • O exercício é feito com os dois jornais, enfatizando os mesmos aspectos. Em seguida, os alunos confrontam  o conteúdo das manchetes dos jornais em confronto, e mesmo que as imagens sejam diferentes eles buscam se estão abordando o mesmo assunto, quais são os destaques que  são semelhantes? O que cada jornal está priorizando? Por que algumas notícias se repetem

2º momento -  Selecione duas notícias esportivas de jornais locais. A mesma notícia, só que transmitida em diferentes jornais. Professor mostre os textos e em seguida leia com ênfase e em voz alta para o grupo. Peça que os alunos analisem se a notícia foi retratada da mesma maneira, se houve alteração e que alteração apareceu. Respeite os comentários dos alunos e observe que argumentos conseguem construir. Por último questione e registre:  qual seu esporte preferido?  Em seguida, ajude os alunos a produzir um cartaz e expor em sala de aula. Faça um quadro com a preferência dos alunos.
 
                                                                                        QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO?
ALUNOS FUTEBOL BASQUETE NATAÇÃO VOLEIBOL
ANA CLARA                         X
AMANDA                    X
CARLOS                   X
DANIEL                   X
JOÃO MARIA                  X

3º momento - Soclicite que os alunos observem os titulos dos jornais, leiam e copiem. Como no exemplo a seguir: 

  • OBSERVE OS TÍTULOS DOS JORNAIS, LEIA E COPIE.         

   D I Á R I O   D E   N A T A L                                            T R I B U N A   D O   N O R T E         
   _________________________________                               ___________________________________________

Fontes:
http://www.guiademidia.com.br/ 
http://www.jornaisdehoje.com.br/ 

Recursos Complementares
Avaliação
Ao final das atividades, observar se os alunos:
  1. percebem o jornal como um portador de textos;
  2.  percebem a função comunicativa do jornal;
  3. diferenciam textos de imagens ( fotografia, charge, desenhos)
  4. percebem as semelhanças e diferenças na diagramação e conteúdo de dois jornais trabalhados;
  5. reconhecem a mesma notícia em mais de um jornal.

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Nenhum comentário:

Postar um comentário