Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
- Conhecer como vive o boto rosa (alimentação, reprodução, habitat), através de documentários.
- Ampliar os conhecimentos acerca do boto rosa;
- Expressar suas idéias oralmente;
- Conscientizar os alunos acerca da preservação do boto rosa e sua importância para o ecossistema.
- Conhecer os cuidados que devemos ter para a preservação do boto rosa;
Duração das atividades
Duração das atividades Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos acerca dos Seres Vivos
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Assistir o vídeo da música "O boto rosa"
1º Momento: O professor deverá exibir o vídeo da música "O boto rosa" às crianças.
Durante a exibição o professor deverá questioná-las
Atividade 2– Boto rosa: animal em extinção
1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre o boto rosa
2º Momento: O professor juntamente com as crianças, deverá ler o material pesquisado sobre o boto rosa. A partir da leitura e discussão dos textos o professor poderá criar situações problemas como: (Que atitudes de preservação podemos ter para com o boto rosa? Como posso contribuir para a não extinção desse animal?) Essas situações farão com que as crianças reflitam sobre a importância da preservação do boto rosa. O professor deverá registrar as falas das crianças para posterior análise.
Atividade 3 - Interpretando a música "O boto rosa"
1º Momento: O professor deverá distribuir a letra da música, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a letra da música, questionando-as sobre a extinção do boto rosa.
2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música “O boto rosa” de Xuxa. A ilustração deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da música.
OBS: A letra da música já deve esta exposta no mural da sala.
RECURSO DIDÁTICO: Letra da Música “O Boto Rosa” de Xuxa
O BOTO ROSA - XUXA
ELE VIVE NA AMAZÔNIA
NAS ÁGUAS DO RIO NEGRO
BOTO ROSA, QUEM NÃO SONHA
DESCOBRIR O TEU SEGREDO
DIZEM QUE ELE TODO PROSA
JÁ FOI MOÇO DE CHAPÉ
JÁ FOI MOÇA BEM FORMOSA
ESCONDIDA ATRÁS DO VÉU
EO EO BOTO ROSA
EO EO É UMA LENDA DE AMOR
EO EO BOTO ROSA
EO EO DEIXA ELE VIVER PESCADOR
O MAIS VELHO DOS GOLFINHOS
FAZ SORRIR QUEM ELE QUER
NAS ÁGUAS DO SEU CAMINHO
NA MAGIA DO SEU BALÉ
MAS O HOMEM SEM PIEDADE
NA COVARDIA DA MATANÇA
FEZ O BOTO MORRER, QUE MALDADE
INOCENTE FEITO UMA CRIANÇA
EO EO BOTO ROSA
EO EO É UMA LENDA DE AMO
EO EO BOTO ROSA
EO EO DEIXA ELE VIVER PESCADOR.
Atividade 4- Campanha: Não mate o boto rosa!
1º Momento: A partir das reflexões das crianças referente as problematizações da preservação do boto rosa, construir com elas um panfleto para ser distribuido na escola. Inicialmente as crianças irão fazer uma pintura. Entregar para as crianças pedaços de cartolina e pedir que elas façam uma pintura sobre a extinção do boto rosa.
OBS: O professor deverá arrumar a sala antes do inicio da pintura. Para isso deve separar as tintas, os pincéis e forrar as mesas com papel jornal e conversar com as crianças sobre o cuidado com os materiais, com o seu corpo e o do amigo, esclarecendo que deverá pintar apenas na cartolina.
As fotos abaixom ilustram o momento:
2º Momento: O professor deve solicitar as crianças que escrevam sobre a extinção do boto rosa abaixo de cada pintura. Em seguida o professor deve fazer uma votação para ser escolhido as cinco melhores pinturas com a escrita para ser colocado no panfleto. Depois de escolhido as pinturas, o professor deverá montar junto as crianças o panfleto que deverá ser xerocado para ser distribuído na escola.
3º Momento: O professor solicita as crianças que distribuam os panfletos sobre a extinção do boto rosa por toda a escola.
1º Momento: O professor deverá exibir o vídeo da música "O boto rosa" às crianças.
Durante a exibição o professor deverá questioná-las
- Onde o boto rosa vive?
- Por que o boto é considerado uma lenda?
- Por que o boto está em extinção?
Atividade 2– Boto rosa: animal em extinção
1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre o boto rosa
- O extinção?
- Por que será que o boto rosa está em extinção?
- O que podemos fazer para o boto rosa não ser extinto?
2º Momento: O professor juntamente com as crianças, deverá ler o material pesquisado sobre o boto rosa. A partir da leitura e discussão dos textos o professor poderá criar situações problemas como: (Que atitudes de preservação podemos ter para com o boto rosa? Como posso contribuir para a não extinção desse animal?) Essas situações farão com que as crianças reflitam sobre a importância da preservação do boto rosa. O professor deverá registrar as falas das crianças para posterior análise.
Atividade 3 - Interpretando a música "O boto rosa"
1º Momento: O professor deverá distribuir a letra da música, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a letra da música, questionando-as sobre a extinção do boto rosa.
2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música “O boto rosa” de Xuxa. A ilustração deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da música.
OBS: A letra da música já deve esta exposta no mural da sala.
RECURSO DIDÁTICO: Letra da Música “O Boto Rosa” de Xuxa
O BOTO ROSA - XUXA
ELE VIVE NA AMAZÔNIA
NAS ÁGUAS DO RIO NEGRO
BOTO ROSA, QUEM NÃO SONHA
DESCOBRIR O TEU SEGREDO
DIZEM QUE ELE TODO PROSA
JÁ FOI MOÇO DE CHAPÉ
JÁ FOI MOÇA BEM FORMOSA
ESCONDIDA ATRÁS DO VÉU
EO EO BOTO ROSA
EO EO É UMA LENDA DE AMOR
EO EO BOTO ROSA
EO EO DEIXA ELE VIVER PESCADOR
O MAIS VELHO DOS GOLFINHOS
FAZ SORRIR QUEM ELE QUER
NAS ÁGUAS DO SEU CAMINHO
NA MAGIA DO SEU BALÉ
MAS O HOMEM SEM PIEDADE
NA COVARDIA DA MATANÇA
FEZ O BOTO MORRER, QUE MALDADE
INOCENTE FEITO UMA CRIANÇA
EO EO BOTO ROSA
EO EO É UMA LENDA DE AMO
EO EO BOTO ROSA
EO EO DEIXA ELE VIVER PESCADOR.
Atividade 4- Campanha: Não mate o boto rosa!
1º Momento: A partir das reflexões das crianças referente as problematizações da preservação do boto rosa, construir com elas um panfleto para ser distribuido na escola. Inicialmente as crianças irão fazer uma pintura. Entregar para as crianças pedaços de cartolina e pedir que elas façam uma pintura sobre a extinção do boto rosa.
OBS: O professor deverá arrumar a sala antes do inicio da pintura. Para isso deve separar as tintas, os pincéis e forrar as mesas com papel jornal e conversar com as crianças sobre o cuidado com os materiais, com o seu corpo e o do amigo, esclarecendo que deverá pintar apenas na cartolina.
As fotos abaixom ilustram o momento:
2º Momento: O professor deve solicitar as crianças que escrevam sobre a extinção do boto rosa abaixo de cada pintura. Em seguida o professor deve fazer uma votação para ser escolhido as cinco melhores pinturas com a escrita para ser colocado no panfleto. Depois de escolhido as pinturas, o professor deverá montar junto as crianças o panfleto que deverá ser xerocado para ser distribuído na escola.
3º Momento: O professor solicita as crianças que distribuam os panfletos sobre a extinção do boto rosa por toda a escola.
Recursos Complementares
O vídeo da música "O boto rosa" de Xuxa pode ser encontrado no site abaixo:
http://letras.terra.com.br/xuxa/91294/
http://letras.terra.com.br/xuxa/91294/
Avaliação
Avaliar se as crianças:- Conheceram como vive o boto rosa (alimentação, reprodução, habitat e locomoção), através de documentários.
- Ampliaram os conhecimentos acerca do boto rosa;
- Expressaram suas idéias oralmente;
- Conheceram e tomaram consciência acerca dos cuidados que devemos ter para a preservação do boto rosa;
- Participaram das atividades com envolvimento.
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário