sábado, 16 de julho de 2011

No mundo dos contos de fada: elementos estruturantes dos contos de fada

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber os contos de fadas como uma narrativa em que algo mágico acontece e transforma a realidade;
  • Reconhecer as características dos contos de fadas;
  • Conhecer alguns dos recursos lingüísticos dos contos de fadas (era uma vez, de repente, certo dia, num lugar muito distante, viveram felizes para sempre), passando a identificá-los nos contos lidos em sala de aula;
  • Compreender a leitura e a escrita como prática social
Duração das atividades
A atividade será dividida em quatro momentos com duração de 10 a 15 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante que o aluno conheça alguns contos de fada.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento: Leitura de um conto de fada
O professor deverá iniciar a aula fazendo a leitura de um conto e, em seguida, realizar alguns questionamentos como:
  • Vocês já conheciam essa história? Do que ela trata?
  • Como ela começa? Como termina?
  • Quais os personagens?
 À medida que as crianças forem respondendo o professor registra em uma folha para que essas respostas sejam retomadas ao final da aula.
2º Momento: Conhecendo a estrutura de um conto de fada
O professor deverá, então, apresentar aos alunos algumas características comuns a esses contos.
Estrutura básica dos contos de fadas:
Início - nele aparece o heroi (ou heroína) e sua dificuldade ou restrição. Problemas vinculados à realidade, como estados de carência, penúria, conflitos etc., que desequilibram a tranquilidade inicial, como por exemplo, uma proibição é imposta ao heroi ;
Ruptura - é quando o heroi se desliga de sua vida concreta, sai da proteção e mergulha no completo desconhecido;
Confronto e superação de obstáculos e perigos - busca de soluções no plano da fantasia com a introdução de elementos imaginários, como por exemplo, quando são dados poderes mágicos ao heroi ou são introduzidas fadas ;
Restauração - início do processo de descobrir o novo, possibilidades, potencialidades e polaridades opostas;
Desfecho - volta à realidade. União dos opostos, germinação, florescimento, colheita e transcendência, como por exemplo, o heroi se casar.
3º Momento: Produzindo um conto
Após as crianças conhecerem as estruturas básicas de um conto de fadas, o professor irá propor que elas criem e/ou recriem um conto de fadas que  posteriormente será utilizado para a construção de um livro com as ilustrações também das crianças. Nesse momento o professor além de mediador na construção da história, também assumirá o papel de escriba, sempre salientando a importância da leitura e da escrita como prática social.
Como o custo para a impressão da história seria alto, o professor poderá utilizar o programa de power point para que a história seja contada também para outras salas de aula.
4º Momento: Ilustrando o texto
Em seguida, o professor irá fazer a leitura oralmente para que as crianças analisem o texto e caso seja necessário acrescentem falas e ações. Com o texto concluido, as crianças irão se dividir me grupos para ilustrar a história.


Fonte: Arquivo pessoal
Recursos Complementares
Avaliação
Com esta aula é possível avaliar:
  • O envolvimento das crianças na atividade;
  • se elas reconhecem as estruturas básicas de um conto de fadas;
  • se conseguiram desenvolver atitudes de cooperação no trabalho durante a construção da história.
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Maria de Fátima Araújo

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