Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula a criança poderá:
- sitematizar os conhecimentos construídos com o estudo por meio da leitura de imagens de meios de transportes;
- organizar um painel com imagens do que aprenderam sobre os meios de transportes;
- construir um texto coletivo com o que aprenderam sobre o tema.
Duração das atividades
As atividades desta aula terão a duração de 15 a 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esta aula o professr poderá relembrar as atividades realizadas anteriormente (aulas-passeio na carroça, no trem, no estacionamento etc).
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade - Organização de um painel com gravuras de meios de transportes
Para esta atividade é necessário que o professor selecione gravuras de meios de transportes com antecedência e envie também para os pais um bilhete solicitando que as crianças tragam gravuras (DE REVISTAS, JORNAIS, ENCARTES DE PROPAGANDA DE REVENDEDORAS ETC) para esta aula.
Que transporte é este?
Onde este transporte se encontra?
O que ele precisa para se locomover?
O que ele pode transportar?
À medida que as crianças verbalizarem suas idéias e leituras sobre cada imagem o professor faz a colagem em um painel (cartolina, papel madeira, reciclado, etc.).
Recurso didático: Painel de gravuras dos meios de transportes que foram conhecidos durante o projeto.
2ª Atividade - Organização de um texto coletivo.
EXISTEM MUITOS MEIOS DE TRANSPORTES. ELES PODEM ANDAR NA RUA, NA PISTA, NO AR, NA ÁGUA E ATÉ EM CIMA DE TRILHOS.
TEM TRANSPORTES QUE TEM MOTOR E PRECISAM DE GASOLINA PARA CONSEGUIR ANDAR. O ÔNIBUS, O TREM, O NAVIO E O AVIÃO LEVAM MUITA GENTE, MAS A MOTO E A BICICLETA LEVAM SÓ DUAS PESSOAS.
QUEM DIRIGE A MOTO É O MOTOQUEIRO; O AVIÃO - O PILOTO; O ÔNIBUS E O CARRO - O MOTORISTA. AS CRIANÇAS SENTAM NO BANCO DE TRÁS, SEMPRE NA CADEIRINHA E COLOCAM O CINTO DE SEGURANÇA.
Como sugestão, este texto poderia ser reproduzido em folha de ofício, ilustrado pelas crianças e enviado para as famílias.
Para esta atividade é necessário que o professor selecione gravuras de meios de transportes com antecedência e envie também para os pais um bilhete solicitando que as crianças tragam gravuras (DE REVISTAS, JORNAIS, ENCARTES DE PROPAGANDA DE REVENDEDORAS ETC) para esta aula.
- Na roda inicial o professor e as crianças sentam para organizar um painel com gravuras dos meios de transportes. Assim a cada figura, o professor instiga as crianças a descreverem o que estão vendo, com questões do tipo:
Que transporte é este?
Onde este transporte se encontra?
O que ele precisa para se locomover?
O que ele pode transportar?
À medida que as crianças verbalizarem suas idéias e leituras sobre cada imagem o professor faz a colagem em um painel (cartolina, papel madeira, reciclado, etc.).
Recurso didático: Painel de gravuras dos meios de transportes que foram conhecidos durante o projeto.
2ª Atividade - Organização de um texto coletivo.
- Neste mesmo dia, na roda final, o professor poderá sugerir a construção de um texto coletivo que constará das idéias, informações e ilustrações construídas sobre o tema estudado, como mostra o exemplo a seguir:
EXISTEM MUITOS MEIOS DE TRANSPORTES. ELES PODEM ANDAR NA RUA, NA PISTA, NO AR, NA ÁGUA E ATÉ EM CIMA DE TRILHOS.
TEM TRANSPORTES QUE TEM MOTOR E PRECISAM DE GASOLINA PARA CONSEGUIR ANDAR. O ÔNIBUS, O TREM, O NAVIO E O AVIÃO LEVAM MUITA GENTE, MAS A MOTO E A BICICLETA LEVAM SÓ DUAS PESSOAS.
QUEM DIRIGE A MOTO É O MOTOQUEIRO; O AVIÃO - O PILOTO; O ÔNIBUS E O CARRO - O MOTORISTA. AS CRIANÇAS SENTAM NO BANCO DE TRÁS, SEMPRE NA CADEIRINHA E COLOCAM O CINTO DE SEGURANÇA.
Como sugestão, este texto poderia ser reproduzido em folha de ofício, ilustrado pelas crianças e enviado para as famílias.
Recursos Complementares
Avaliação
O professor, com esta aula, poderá avaliar:- o que a criança aprendeu acerca dos meios de transportes pesquisados;
- a participação na construção do texto coletivo (se aponta informações sobre o tema, se ouve o colega);
- a ampliação do seu repertório oral.
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário