sexta-feira, 15 de julho de 2011

IOGURTE: sua elaboração no contexto da aula.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar as etapas da elaboração do iogurte;
  • Deduzir como as bactérias agem no leite transformando-o em iogurte (fermentação bacteriana);
  • relatar a sequência da elaboração do iogurte;
  • nomear os ingredientes da elaboração do alimento;
Duração das atividades
2 aulas com vários momentos de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Na aula aqui publicada, o professor já deve ter discutido com as crianças o que é uma bactéria e o que é fermentação.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Observar os ingredientes do iogurte
1º Momento: O professor  leva as crianças para a cozinha experimental da escola ou para um espaço que disponha de fogão afim de  esquentar o leite.
2º Momento: o professor explica para as crianças que o iogurte é um leite fermentado pela ação de bactérias. Diz que a combinação de duas espécies de bactérias  se multiplica no leite quando ele atinge a temperatura entre 40 e 45°C. logo, o leite para  se transformar em  iogurte precisa da combinação das duas bactérias.
3º Momento: O professor leva as crianças para a cozinha e inícia a preparação do iogurte. O modo de preparar do iogurte é de forma caseira com leite pasteurizado:

Fonte: http://www.cegenalimentos.org.br/images/noticias
Ingredientes:
1 litro de leite pasteurizado
2 copos de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes)
Modo de Preparo:
Aqueça um litro de leite até que ele fique morno. Em seguida acrescente dois copos de iogurte e mexa até uni-los.
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Cubra o refratário com um pano e coloque-o no forno. No outro dia retire-o do forno e sirva-o ou deixe na geladeira para ficar gelado.
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Em seguida coloque o recipiente no forno até o outro dia.
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4º Momento: Após a preparação do iogurte, as crianças poderão registrar a receita como também desenhar as etapas vivenciadas na  preparação do iogurte.
5º Momento: No dia seguinte quando voltarem à escola, as crianças poderão degustar o iogurte na hora do lanche. Antes de degustar, o professor separa uma porção para as crianças observarem a transformação do leite e discutir na grande roda o que provocou tal transformação. 
Recursos Complementares

Avaliação
Avaliar se as crianças:
  • participaram da atividade proposta;
  • observaram etapas da elaboração e relataram a sequência;
  • registraram os momentos de produção do iogurte e escreveram o nome dos ingredientes.

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