sábado, 16 de julho de 2011

Lendo para conhecer as características do texto jornalístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Perceber o jornal como meio/veículo de comunicação;
- Adquirir conhecimento acerca da organização do jornal em editorial;
- Demonstrar Interesse pela leitura do jornal.
Duração das atividades
Duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo a leitura de algum jornal que circula em sua cidade. .
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1
O professor inicia aula retomando com a turma que no jornal os textos são selecionados e agrupados através de seu conteúdo - Política, Economia, Cultura, Esporte, Turismo, País, Cidade, Classificados, Coluna Social, etc., relembrando que esta forma de organização é chamada de editorial. Durante esta conversa o professor deve utilizar o jornal para as crianças identificarem os vários editoriais do jornal trabalhado com a turma.
ATIVIDADE 2
Após a conversa as crianças são organizadas em grupos e escolhem com qual editorial querem trabalhar. Cada grupo recebe um jornal para recortar manchetes e imagens relacionadas ao editorial escolhido.   
ATIVIDADE 3
O professor passar em cada grupo solicitando que as crianças comentem sobre o conteúdo do editorial tomando como referência as imagens ou manchetes. Em seguida faz a leitura do texto para grupo checar os seus comentários.
ATIVIDADE 4
No coletivo cada grupo apresenta o material recortado e monta um painel com o título NOTÍCIAS QUE PODEMOS LER NO JORNAL escrevendo  o título de cada editorial como no exemplo abaixo;

 
Recursos Complementares

Artigos sobre a organização do jornal - texto jornalítico:
 BENITES, Sonia Aparecida Lopes Abordagem do texto jornalístico na escola: uma proposta de oficina (http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/issue/view/165/showToc 

Avaliação
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Perceberam o conteúdo dos textos que compõem o editorial do jornal trabalhado em sala de aula; 
 Nomearam alguns dos conteúdos que compõem o editorial do jornal trabalhado em sala de aula;
 Envolveram-se com a organização do painel.

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, IZANA MARIA ARAÚJO FERNANDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário